Tacticas Airsoft

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tacticas Airsoft

Mensagem  nico (manphuta) em Qua Jul 06, 2011 12:22 pm

Tácticas de equipa

O Airsoft tem as suas próprias tácticas. Alguns dizem que estas derivam das tácticas usadas pelos militares a 100% mas eu com o tempo percebi que não é bem assim. O alcance das armas limita de certa forma o uso dessas tácticas. Deste modo pensei um método adaptado ao Airsoft, com alguma base na experiência militar tendo em conta o alcance das armas de airsoft.

Definir tarefas
Se cada elemento sabe o que tem a fazer e todos sabem isso, então tudo fica mais fácil. Desta maneira é necessário saber quem tem mais aptidões para Batedor, Assalto, Suporte, Atirador Furtivo ou Coordenador. Este pode ocupar uma posição de Assalto ou Suporte.

Assalto - Tem de ser um elemento rápido com bastante precisão de tiro de modo a tirar vantagem destas características. A sua responsabilidade é atingir pontos fortes ao inimigo através de ataque directo, de modo a conquistar posições vitais de defesa ao inimigo.

Batedor - Deve ser um elemento com capacidades para analisar o terreno e a situação transmitindo-a ao coordenador. Tem uma facilidade de se mover em terreno inimigo sem levantar suspeitas da sua presença. Ver sem ser visto é a principal ocupação deste elemento. Deve ser rápido e furtivo. Ocupa os flancos da patrulha em movimento. De igual modo defende esta em ataque onde por vezes ataca os flancos do inimigo de maneira rápida para depois abandonar de imediato o local. A camuflagem é uma das suas principais preocupações.

Suporte - São quem se ocupa do fogo de supressão. Através de fogo controlado (rajadas curtas e direccionadas) permitem o avanço no ataque ou em recuo no caso de retirada do resto da equipa. Ocupam por isso a retaguarda do grupo e têm armas de maior alcance. Necessitam de muitas BB's.

Atirador furtivo - Pode ocupar a posição de Batedor quando não existe a necessidade de utilizar um ''Sniper''. Quando utilizado desloca-se a 45º para a frente do grupo numa distância que não comprometa a posição dos outros elementos. No entanto não deve perder o contacto da equipa. Tem o objectivo de abater posições do inimigo que ponham em risco a aproximação ao objectivo no caso de ataque. Durante o ataque e em posição coberta atira sobre o inimigo mais descuidado. A sua arma é de longe a que mais alcance deve ter. Durante a retirada elimina os primeiros perseguidores da sua equipa. Deve ter características como a furtividade, paciência, autocontrole.

Coordenador - Tem como objectivo ordenar a formação da equipa dependendo das informações dos Batedores. Deve possuir um sentido táctico assim como um raciocínio rápido. Normalmente ocupa as posições de Assalto ou Suporte.


Formações


SAS em acção

Exemplo da disposição táctica mais simples. A equipa desloca-se em linha até ao contacto com o inimigo. Nesse momento é dada a ordem de carga. Os batedores avançam até ambos os flancos da posição inimiga. Ai escolhem um alvo, atiram e imediatamente retiram.

Toda a equipa avança em bloco.

Trata-se de uma formação usada na incurssão em campo inimigo onde alguma furtividade seja necessária ou o terreno obrige a isso (linhas de água). Cada elemento é responsável pelo arco de visão dentro e para além do AET (area Efectiva de Tiro).

Esta formação é pode ser usada em CQB para progressão.

Em terreno acidentado com suspeita de emboscada esta pode ser uma das formações a utilizar. Repare-se no uso avançado dos Batedores e do Sniper. Para proteger a retaguarda do grupo os elementos de Suporte ocupam esta posição de modo a poderem, suprimir as investidas do inimigo devido ao alcance das suas armas quer este supreenda pela frente ou pela retaguarda e flancos descaidos

Esta pode ser uma formação usada quer no ataque ou na retirada debaixo de ''fogo'' inimigo.As equipas avançam ou recuam alternadamente enquanto a outra em posição coberta mantém o suporte. Podem avançar no máximo 50 metros se o terreno o permitir. Os Batedores ocupam as laterais exteriores de modo a protejer as equipas nos flancos.

Esta formação pode ser usada embora com outra disposição em CQB.[center]
avatar
nico (manphuta)

Mensagens : 813
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 34
Localização : Ermesinde

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tacticas Airsoft

Mensagem  mambanegra em Qua Jul 06, 2011 1:45 pm

mt bem sr minha puta Smile
avatar
mambanegra
Admin

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/07/2010
Idade : 36
Localização : famalicao

Ver perfil do usuário http://famas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum